
Terapias Integrativas e Pilates

Quem pode praticar PILATES

Quem pode praticar Pilates? O método Pilates é indicado para todas as pessoas que se encontram entre 7 e 100 anos de idade, podendo ser flexÃveis ou rÃgidas. O método serve para pessoas sedentárias, sem o hábito de praticar atividades fÃsicas, assim como atletas de alto nÃvel.
Quanto a prática regular de Pilates como exercÃcio fÃsico não há nenhuma restrição, pois inicialmente o aluno passa por uma avaliação postural e por uma anamnese, onde serão detectados possÃveis desvios posturais, desequilÃbrios musculares ou dores relatadas pelo próprio aluno, e a partir daà é que será montado um programa de treinamento especÃfico para este aluno com objetivos pré-determinados.
Alguns casos especÃficos:
Hérnia de disco e problemas de coluna: O método abrange o nosso corpo de maneira uniforme, onde busca fortalecer, equilibrar e alongar a musculatura da coluna vertebral, trazendo um maior alinhamento e em determinados casos trazendo uma descompressão das tensões existentes, bem como gerar um alÃvio de pinçamentos e compressões dos discos o que gera um estÃmulo a circulação na região.
Gestantes: que já praticavam exercÃcios fÃsicos podem fazer aula de Pilates desde que tenham passado pelo primeiro trimestre a gestação e tenham o atestado médico pra a prática da modalidade.
Terceira Idade: O pilates traz inúmeros benefÃcios para a terceira idade, tais como alÃvio da dor, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilÃbrio, aumento da flexibilidade, alÃvio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercÃcios fÃsicos que até então não se julgava capaz. O aumento do equilÃbrio corporal também é um grande avanço, já que o idoso tem seu equilÃbrio comprometido devido à idade. Tudo isso sem nenhum risco de lesão corporal, já que Pilates é um trabalho aplicado com uma grande margem de segurança, não cansa e não causa dores musculares posteriores, como é o caso da ginástica convencional.
Sedentários: O Pilates é uma opção para aquelas pessoas que não gostam de se exercitar e querem reverter esse quadro evitando lesões. Os exercÃcios de Pilates são bem diferentes dos exercÃcios de musculação e deixam de ser um sacrifÃcio e passam a ser um prazer.
Reabilitação: de pacientes pós-cirúrgicos, que apresentam dor aguda, sequelas neurológicas decorrentes de AVCs (acidente vascular cerebral), Parkinson, distrofias musculares, entre outras e em patologias que acometem as diversas articulações do corpo, como artroses, tendinites, torções, estiramentos musculares, entre outros.
Pós-cirurgicos: para lesões em joelhos, quadris, coluna; o método é aconselhável devido ao baixo impacto e opção de poucas repetições.Desportistas: a fim de melhorar o rendimento, pois o Pilates otimiza os movimentos o que contribui para uma economia de energia para a realização do gesto desportivo.
Crianças: podem praticar Pilates desde que seja priorizado exercÃcios de coordenação motora, equilÃbrio e alongamento. O Pilates pode ajudar em vários desvios posturais e também na má postura infaltil.
