PILATES LABORAL



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A alta produtividade e a qualidade do serviço é ponto chave para o sucesso de uma grande empresa. Para isso se faz necessário proporcionar condições para os funcionários se manterem em boas condições físicas para realização de suas funções, que são frequentemente prejudicadas por lesões relacionadas ao trabalho, desencadeadas principalmente por má postura e execuções repetidas de movimentos, gerando afastamentos, redução da produção e elevando os custos da empresa.

 

A implantação de um Stúdio Pilates na Empresa é uma ideia atual e inovadora, pois, quando comparada a tradicional ginástica laboral, se mostra muito mais vantajosa, eficiente e agradável, visto que os exercícios são desenvolvidos respeitando os limites e necessidades de cada praticante.

 

A realização do Pilates na Empresa, sob supervisão profissional capacitada, tem importante papel na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho, contribuindo para a melhora da qualidade de vida, desenvoltura na atividade profissional, impulsionando assim o crescimento da produtividade e satisfação no ambiente de trabalho.

 

O que é Pilates?

Pilates é um método de treinamento físico baseado no corpo em seu estado mais natural que é o movimento. O grande foco do Pilates concentra-se em uma musculatura abdominal forte e bem trabalhada, tanto que foi chamada pelo próprio Joseph Pilates, criador do método, de “casa de força”(powerhouse). Músculos abdominais fortes protegem a coluna lombar e posicionam as vísceras na cavidade abdominal, evitando a protusão desta região.

 

Os exercícios:

- Há uma imensa variedade de exercícios, sempre associando fortalecimento e alongamento muscular assim como correção postural e respiração. Estes são realizados de forma lenta, associados a concentração, precisão de movimento e controle. São necessárias poucas repetições de cada exercício e é possível priorizar determinado grupo muscular ou desenvolver exercícios globais.

 

- A aula é realizada em aparelhos específicos, como o “Reformer”,”Cadillac”, “Ladder Barrel”,” Chair” e “Wall Unit”, e também no solo, podendo também fazer uso de diversos recursos como a bola suíça, faixas elásticas, etc.

 

Benefícios do Pilates

O método traz ao praticante muitos benefícios, dentre eles destaca-se:

- Aumento da força e flexibilidade muscular

- Reeducação postural

- Previne e trata lesões

- Redução e até eliminação das dores na coluna vertebral

- Aumento da concentração, coordenação e equilíbrio

- Aumento da consciência corporal e autoestima

- Melhora da capacidade respiratória

- Melhora da qualidade de vida em decorrência do aumento do condicionamento físico para realizar as tarefas do dia-a-dia

- Melhor disposição para o trabalho.